terça-feira, 19 de setembro de 2017

Caso Concreto 1 - Direito Financeiro e Tributário I



Semana 1

Determinado governador do Estado do Acre está em forte debate com a Assembleia Legislativa. Apesar de ter sido eleito em primeiro turno com uma expressiva maioria de votos, sua Assembleia é hoje composta em maioria considerável pela oposição ressentida por não ter reeleito o antigo governador, candidato da situação. Diante deste conflito político, o governador não consegue aprovar a lei orçamentária que se manifesta compatível com suas propostas. Sendo assim, decide baixar o orçamento por medida provisória. Deputado da oposição se recusa a votar a medida provisória e levanta argumentos tecnicamente adequados. Pergunta-se: 


a   A) Quais seriam estes argumentos?

Resposta: A nossa Constituição Federal veda expressamente a edição de Medida Provisória para Leis Orçamentárias, salvo em casos imprevisíveis ou de catástrofes. 


B) Pode o governador editar medida provisória?


Resposta: Sim, o Governador pode editar Medida Provisória, não tendo tal proibição. Pela nossa doutrina, temos o princípio da simetria, onde o Chefe do Poder Executivo, pode editar tal medida. 

 c) Cabe medida provisória em Direito Financeiro. 

Não há proibição expressa de medida provisória em direito financeiro, com exceção nas matérias relativas nas leis orçamentárias previstas nos arts 62 $1, i, d, da CF.


Questão Objetiva 1



Identifique qual das opções abaixo traz situação que será objeto de aplicação das regras do Direito Financeiro:

a) realização de despesa pela Ordem dos Advogados do Brasil

b) processo de seleção de juízes para a carreira da magistratura estadual
c) projeção de receitas da Companhia Estadual de Água e Esgoto do Estado do Rio de Janeiro 

(Correta) D) previsão de gastos com pessoal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
 



5 comentários:

  1. Bom saber que podemos contar com essa ajuda.

    ResponderExcluir
  2. todo o material pesquisado por mim está bloqueado os do passei direto querem que compre o tal plus eu mao quero comorar quero estidar gratuitamente colocam casos concretos de doreito ginsnceiro e tributário de 1 ao 16 só dao acesso ao 1° e o aluno si eztuda de tiver conta plus xeuxo bem claro nai quero comprar pois tenho todo o katerial gratuito pesquisado e oferefido pelo gramn curso creeptografei todas as minhas pesquisas nai quero essa conta plus nao sou obrigafa aaderir e comprar conta plus obde diz gratuito tenho o nome de quem postou o exercicio que diz estude gratuitamente e depois só pista o 1° e bloqueia os outros exercicios quero estudar gratuitamente pois me goi didponibilizado pelo gran curso e e demais cursos que me disponibiliza gratuitamente tenhibo nome de quem postou ...

    ResponderExcluir
  3. todas as minhas pesquisas e material disponibilizado pelo gran curso e demais cursos que me disponibiliza material grstuito está bloqueado e o passei direto quer que adira a um conta plus eu nqo quero com0rar o que me disponibilizaram gratuitsmente o passei direito pública estude de graça coloca só o 1° quesito e está coagindo o aluno que wueira os exercicios e demais materias de estudo a ter um conta plsno plus que fique bem claro mao quero comprar o que me disponibilizam gratuitamente tenho o nome dewuem postpu criptografado e todo o material quero estudar gratuitamente como foi disponibilizado...

    ResponderExcluir
  4. bloquearam todo meu material dispinibilizado pelo gran curso alfa curso e demais cursos gratuitamente estao oferecendo conta plus que fique bem claro nso quero comprar eu so aceito material gratuito que varios cursos me disponibilizou ...

    ResponderExcluir
  5. tidas as vezes que se aproxima as provas e os avaliando bloqueiam os acessos gratuotos coahinfo o aluno quequeira seaperfeicoar e sr fsmiliarizar com o material disponivel gratuitamente aderir a conta plus que fique bem claro eu nao quero aderir a conta plus tifo o material me fou disponibilizado gratuitamentequero estudar pelo material a me dispobibilizado gratuitamente tem 500 questoes de execicios e 380questoes tambem disponibilizada estão criptografadas ...

    ResponderExcluir